domingo, 29 de dezembro de 2013

A boa (?) e velha política do "Pão e Circo"

Sem muito rodeio, vou aqui reproduzir (com adaptações) uma postagem que li no Facebook e que, sinceramente, poucas vezes li textos tão fortemente ligados à verdade. 
"Para os moralistas que estão enchendo o meu feed de postagens emocionantes falando sobre a forma de como os "ignorantes" fazem piada com o acontecimento de ainda pouco no UFC.

O que vocês jovens estavam fazendo em junho deste ano? Lembro-me com alegria do povo brasileiro nas ruas lutando, reivindicando seus direitos e indignado com a situação vergonhosa em que nosso país estava pelos diversos escândalos políticos e por falta de tudo.
Antigamente em Roma os lideres costumavam usar-se da ignorância do seu povo, que não se importava com os interesses políticos e sociais, para dar-lhe duas coisas: alimento para o corpo e uma forma de entretenimento para ludibriar sua mente. Com isso, era corriqueiro os lideres promoverem “eventos” de lutas entre gladiadores, dando assim ao povo um espetáculo para seus olhos, e nos intervalos das lutas distribuíam alimentos. Assim, o povo “esquecia” das mazelas que vinha sofrendo e o Estado lucrava muito sem gastar quase nada. Roma tornou-se, então, a capital que concentrava todos os acontecimentos políticos, sociais e culturais da época.
Bom, se existe semelhança com os dias atuais, não é preciso nem ser um cidadão tão esclarecido para perceber. Mas não são só as lutas e o Governo que fazem isso com o povo alienado. São os programas de TV que moldam a mente de pessoas para serem egoístas ao máximo com relação a situações onde dividir uma moradia seria uma péssima ideia, pois a parte da “divisão” seria apenas para confronto de personalidades para obtenção de lucro. É na nossa economia, que visa sempre a exploração da camada trabalhista pelos patrões. É no futebol, onde fazem com que o povo idolatre “brasileiros” que defendem a pátria amada. São as revistas de modelos, que idealizam padrões de beleza aos quais todos sabemos que não são coerente com a realidade (e até saúde) das mulheres.
Para finalizar isso, caros, eu deixo um questionamento a todos vocês: Vale mesmo ser mais um moralista alienado, que só expressa sua opinião quando o certo seria perceber o quão patético se torna vendo que está sendo manipulado e se tornando mais uma engrenagem do sistema que só obtém lucro em cima de você, enquanto você fica a ver navios esperando que as coisas melhorem pela boa vontade dos nossos governantes? Vamos usar nossos pensamentos para fazer nossas ideias trazerem e inspirarem o bem e coisas boas para a nossa geração e, principalmente, para as futuras. Não se levem em 2014 por políticos que vão afirmar que estão patrocinando lutadores, jogadores e outros... Vamos fazer de nossa única ferramenta de verdadeira mudança do país a mais valiosa, vamos usar nosso voto para não deixar mais o povo ser engrenagem para os outros lucrarem em cima." (RAMOM, Higor. Texto adaptado.)
Fechou. Não preciso dizer mais nada.

Veja a postagem original aqui.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo compartilhamento!
    É de pessoas com esse tipo de iniciativa que nosso Brasil precisa.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pelo seu texto e pela permissão de compartilhamento, Higor. É de pessoas com senso crítico que a sociedade precisa para acordar.

    ResponderExcluir

E aí, o que acha disso?