segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Ajuda ou atraso?

Se na postagem anterior eu já tinha falado de afronta à inteligência humana, segurem mais um pouco porque eu ainda não terminei, vem mais coisa por aí...
Quem aí já ouviu falar das cotas para negros? (Entendam que isso é uma pergunta retórica). Antes de continuar, quero deixar bem clara uma coisa: estou falando das COTAS PARA NEGROS, e não do SISTEMA DE COTAS como um todo. Leiam com atenção antes de acharem que devo levar um processo nas costas.
Vivemos numa sociedade extremamente contrastada? Sim. O acesso ao Ensino Superior ainda é precário no Brasil? Sim. Mas não vou fazer um monte de questionamentos óbvios aqui, vamos ao que interessa.
O Governo Federal criou o Sistema de Cotas, e uma delas beneficia os negros. Eu poderia muito bem fazer um comentário único que fechava essa postagem, mas vamos desmanchar as coisas, primeiramente citando o art. 3º, inciso IV da Constituição Federal de 1988:

Art. 3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
(...)
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Tem também o art. 5º da mesma Constituição, que diz:
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)

Lindo saber que isso existe no papel, né? (Nem preciso dizer aqui que tooodo mundo sabe que na prática isso tá bem longe).
Pois bem, começo meus questionamentos aí: a Constituição, Lei suprema, garante a igualdade e busca promover o bem de todos, sem discriminação (não sou eu que estou dizendo isso, vocês leram aí em cima). PRA QUÊ COTAS PARA NEGROS? Eu, particularmente, acho isso bem paradoxal. MUITO paradoxal. A garantia do acesso ao Ensino Superior, assim como no Ensino Básico, DEVE ser uma garantia que o Governo deve dar. Mas prestem atenção: uma GARANTIA, não um atalho. Entendem onde quero chegar?
E o mais surpreendente de tudo é o discurso de sustentação dessa modalidade de cotas: "o Brasil é um país que, no decorrer da sua história, sofreu muito com a diferença entre brancos e negros, onde os primeiros eram os que tinham mais oportunidades de ter uma vida melhor, e por conta da população negra ser a maioria participativa nas classes baixas, o sistema de cotas para negros vai garantir maior facilidade no acesso às universidades públicas e particulares". Agora vamos brincar novamente de colocar o dedo na ferida...
Facilitar o acesso? Como assim? Os negros são incapazes? Eles realmente não podem estudar com seus livros, por conta do péssimo olhar que é voltado para a educação brasileira? Lógico, ter escola decente, professor e estrutura é bom, ajuda e qualifica o estudante. Mas não é o professor que precisa de conhecimento (nesse sentido), é o ALUNO. É ele que corre atrás, que luta pra realizar seus sonhos de vida. Por que o negro é mais incapaz, perante um branco? Será mesmo que essa Lei não se vale? Será mesmo que o preconceito ainda não morreu de fato? Porque eu, particularmente, enxergo isso, um "preconceito moderno". Aliás, é melhor eu parar por aqui, porque realmente isso é uma afronta à inteligência humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que acha disso?